Início » Confira os pré-candidatos a governador do Maranhão em 2022
Politica

Confira os pré-candidatos a governador do Maranhão em 2022

Sete pré-candidatos a governador do Maranhão (MA) estão na disputa pela vaga no Palácio dos Leões nas eleições de 2022. O primeiro turno do pleito que definirá o nome do próximo governador está marcado para 2 de outubro, já o segundo, caso necessário, deve ocorrer no dia 30 de outubro.

Flávio Dino (PSB), que comandou o estado nos últimos oito anos, renunciou ao cargo ao governo para concorrer ao Senado e o vice Carlos Brandão (PSB) assumiu a chefia do Executivo maranhense. Brandão afirmou que vai concorrer à reeleição e tem o apoio de Dino.

O cenário da disputa ainda pode sofrer mudanças por conta das negociações de apoio entre as legendas. Vale lembrar que os candidatos ao governo do Maranhão (MA) podem ser indicados ou trocados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto na Justiça Eleitoral.

Confira lista dos possíveis candidatos a governador do Maranhão em 2022
Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis

Carlos Brandão (PSB)
Carlos Brandão, 64 anos, assumiu o cargo de governador após a renuncia de Flávio Dino e será candidato à reeleição ao governo do Maranhão (MA) pelo PSB. Nascido em Colinas (MA), Brandão é médico veterinário e empresário. Foi deputado federal de 2007 a 2014. Assumiu a presidência estadual do PSDB em 2011 e permaneceu no cargo até 2017, quando se filiou ao Republicanos. Voltou a integrar o PSDB em 2021, mas recentemente migrou para o PSB.

Edivaldo Holanda Júnior (PSD)
Prefeito de São Luís (MA) por dois mandatos consecutivos, Edivaldo Holanda Junior, 44 anos, é pré-candidato a governador do Maranhão (MA) em 2022 pelo PSD. Holanda Jr. foi vereador da capital maranhense, de 2005 a 2011, e deputado federal pelo PTC, partido do qual foi líder na Câmara. Nascido em São Luís (MA), Holanda é formado em Direito e já foi vice-presidente da Comissão de Legislação Participativa do Congresso Nacional.

Lahesio Bonfim (PSC)
Lahesio Bonfim, 43 anos, é médico e ex-prefeito da cidade de São Pedro dos Crentes (MA). Ele renunciou ao cargo para ser candidato a governador do Maranhão (MA) nas eleições de 2022. Nascido na cidade de Marcos Parente (PI), Bonfim é evangélico e foi anunciado pelo PSC como pré-candidato. Anteriormente, foi filiado ao PSL.

Simplício Araújo (Solidariedade)
Simplício Araújo tem 53 anos e é ex-secretário de Indústria e Comércio do governo de Flávio Dino. Natural de Bacabal (MA), Araújo foi deputado federal pelo PPS entre 2011 e 2015. Em 2013, trocou de partido e filiou-se ao Solidariedade. Agora, é pré-candidato ao governo do Maranhão (MA) em 2022.

Enilton Rodrigues (PSOL)
Presidente estadual do PSOL, Enilton Rodrigues, 42 anos, é pré-candidato a governador do Maranhão (MA) em 2022 pelo partido. Natural de Arame (MA), Rodrigues é formado em Engenharia e foi candidato a deputado estadual, em 2018, e a vereador de sua cidade natal, em 2020, mas não conseguiu vencer as disputas.

Hertz Dias (PSTU)
Nascido em São José de Ribamar (MA), Hertz Dias é professor do ensino médio e foi anunciado pelo PSTU como pré-candidato a governador do Maranhão (MA) nas eleições 2022. Dias é ligado a movimentos quilombolas e concorreu à prefeitura de São Luís (MA) em 2020.

Weverton Rocha (PDT)
Weverton Rocha, 42 anos, é senador e pré-candidato a governador do Maranhão (MA) em 2022 pelo PDT. Natural de Imperatriz (MA) e formado em Administração, Rocha foi líder estudantil e vice-presidente da UNE. Ele ocupou o cargo de deputado federal por dois mandatos, de 2011 a 2018. Foi líder do PDT no Congresso e hoje é líder da minoria. A candidatura Rocha tem o apoio do PTB.