Início » Governo debate Política Nacional sobre Álcool e outras Drogas em seminário
Politica

Governo debate Política Nacional sobre Álcool e outras Drogas em seminário

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Departamento de Atenção à Saúde Mental, realiza o “Seminário: Política Nacional sobre Álcool e outras Drogas”, nesta quinta-feira (22), das 14h às 16h, de forma on-line, no canal de YouTube da SES. O objetivo é a promoção do dialogo da Política sobre Álcool e outras Drogas no Maranhão, cujas ações atuam em caráter preventivo, educativo, terapêutico e reabilitador.

“Será um momento para que todos os participantes encontrem estratégias que possibilitem o acolhimento e tratamento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou dependência química. Esperamos que o seminário fortaleça os avanços desejados na assistência em saúde mental no Maranhão”, afirmou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental da SES, Isabelle Rego.

O seminário é destinado a profissionais e gestores que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviço Residencial Terapêutico (SRT), Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental, ambulatórios, hospitais e sociedade civil.

A primeira mesa de debates do seminário terá a participação do terapeuta ocupacional, especialista em saúde mental no tratamento de dependência química e coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Soares Costa; e do técnico em Dependência Química pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Erisson Alan Sousa Lindoso.

As temáticas “Estratégias de prevenção do abuso do álcool e outras drogas”, “Integralidade do cuidado em saúde mental” e “Intersetorialidade na discussão da Política sobre drogas” serão debatidas durante o seminário.

Para ampliar o diálogo, o seminário terá a participação de Neli de Almeida, que é psicóloga, doutora em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professora efetiva do Instituto Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fundadora do Fórum Permanente de Centros de Convivência/RJ e coordenadora Geral da Rede de Atenção Psicossocial do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde.