Início » Governo do Maranhão investe em tecnologia e interatividade para apresentar as cadeias produtivas do estado ao público da 63ª Expoema
Tecnologia

Governo do Maranhão investe em tecnologia e interatividade para apresentar as cadeias produtivas do estado ao público da 63ª Expoema

Para destacar as cadeias produtivas do estado na 63ª Expoema, o Governo do Maranhão investiu na tecnologia e na interatividade para atrair o público. No estande da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), os visitantes encontram o Mapa Temático, uma representação geográfica do Maranhão com indicações das principais culturas, além de um totem interativo com dados e informações específicas de cada setor.

A proposta dialoga com as transformações do setor agropecuário, que é um dos que mais investe em novas tecnologias na atualidade. E, por meio do Mapa Interativo, a Sagrima informa a sociedade sobre as potencialidades do setor no estado.

Darlan Souza, superintendente de Pesquisa e Geoprocessamento, explicou que o Mapa Temático facilita o entendimento dos visitantes porque reúne todas as informações das cadeias produtivas do Maranhão.

“Com um simples toque de tela o visitante tem acesso a um banco de dados sobre bovinocultura, fruticultura, pecuária das águas e outras informações. E, além do público geral, os produtores podem conhecer mais sobre o estado e se surpreender com as descobertas. Por exemplo, a maior fazenda de produção de banana do Brasil fica no nosso estado, em Itinga, e muitos produtores não sabem o que tem no estado, além da sua própria produção. E isso ajuda até na prospecção de novos investimentos”, frisou Darlan Souza.

Célia Barros, secretária do Sindicato das Indústrias Lácteas do Maranhão e sócia-proprietária do Laticinios Bethe, afirmou que se surpreendeu com o detalhamento das informações. “No caso das informações da indústria leiteira, foi de fundamental importância o que vi aqui, pois deu para perceber o quanto a bacia maranhense é rica em qualidade e quantidade. Sou da região Tocantina, que é a maior bacia leiteira do estado, e conhecer o restante da cadeia fortalece a produção do estado”, avaliou.

O manuseio do equipamento é bem simples. Por meio de um telão, e com apenas alguns toques, o público navega por todo o território do estado, e conhece mais sobre a produção de grãos, sobre os rebanhos maranhenses, a aquicultura, a fruticultura, entre outros.

Ao clicar nos ícones referentes às cadeias produtivas, a tela redireciona para uma página com informações sobre a produção, quais municípios são destaque, gráficos apontando a produtividade maranhense e, também, informa sobre as projeções da agroclimatologia para os próximos meses.

A aposta da Sagrima deu certo, e em todos os dias da exposição o estande tem ficado lotado de pessoas interessadas em interagir com o Mapa, para conhecer melhor as cadeiras produtivas do estado.