Início » SOS Amazônia: conheça um dos movimentos que colabora com o meio-ambiente há mais de 30 anos
Julio Cesar Hintemann Filho
Julio Cesar Hintemann Filho
Noticias

SOS Amazônia: conheça um dos movimentos que colabora com o meio-ambiente há mais de 30 anos

A questão do desmatamento no Brasil já não é atual. Por isso, Julio Cesar Hintemann Filho reconhece que não basta apenas fazer apelos para a população mundial falando da importância e das problemáticas que a desflorestação causa para o meio ambiente, mas que é necessário o reconhecimento como um todo dessa zona que corresponde a quase metade do território brasileiro, bem como alguns movimentos que contribuem com ela.

Ainda que muitos busquem uma saída para esse problema que destrói a nossa floresta, o nível de consumo, que é a principal causa do desmatamento, vem crescendo sem que as pessoas se deem conta dos efeitos que essa ação causa. 

Por isso, pensando na conscientização de uma forma mais direta, esse texto tem o intuito de explicar mais sobre o movimento que atua no Brasil desde 1980. Entenda a seguir.

SOS Amazônia – quando surgiu

Tudo começou na década de 80, quando muitas áreas do local foram destruídas e substituídas. Foi então que um grupo de professores, pesquisadores e moradores, decidiram se juntar para formar um grupo de defesa contra as ações que estavam acabando com a floresta. Conforme explica Julio Cesar Hintemann Filho, a principal ação que os estudantes fizeram como forma de contribuir, foi a exposição do que estava acontecendo.

Conforme o compartilhamento dos fatos foram sendo compreendidos pela população, muitos se sentiram solidarizados pelo que estava ocorrendo na época, e  decidiram ajudar de diversas formas. Esse movimento levantou fundos, e inclusive recebeu diversos colaboradores de todos os lugares, unidos com o objetivo de proteger a nossa floresta e evitar que os danos fossem maiores no futuro.

Porém, com o passar do tempo, muitas pessoas que contribuíram com essa causa deixaram de tomá-la como importante. O movimento ainda existe, e tenta, de diversas formas, conscientizar a população sobre a constante destruição que ainda faz parte do cenário. Conforme comenta Julio Cesar Hintemann Filho, infelizmente, esses tipos de ações não chegam em todas as partes do país e do mundo, e a área desmatada é maior do que se esperava naquela época.

Por isso, ao conhecer causas que visam a preservação da natureza, como é o caso da SOS Amazônia, faz com que as pessoas se sintam solidárias a participar e contribuir de alguma forma, entendendo as problemáticas enfrentadas pelo país, e que poderá ser motivo de arrependimento nas gerações futuras, já que não sabemos ao certo o destino que as nossas escolhas atuais pode chegar.