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Aumento das vendas na farmácia: a importância do bom posicionamento dos produtos

Manoel Conde Neto
Manoel Conde Neto

Você sabia que, no momento de chamar a atenção dos clientes, o posicionamento dos produtos no ponto de vendas faz muita diferença? Para Manoel Conde Neto, empresário e fundador da Farma Conde, o sucesso de um empreendimento farmacêutico está também atrelado ao fator organização. Pode parecer estranho, porém, mais do que a gestão, a estrutura do negócio reflete diretamente nas vendas.

Isso porque, o bom posicionamento dos produtos e medicamentos de uma farmácia influenciam diretamente na experiência de compra, uma vez que determinam escolha e facilidade por parte deles para os consumidores. Por isso, se atentar aos aspectos de posicionamento é fundamental para garantir números positivos nas vendas. 

Mas, afinal, qual a importância de realizar um bom posicionamento dos produtos na farmácia?

Na percepção do empresário Manoel Conde Neto, um consumidor consegue perceber quando uma loja está mal organizada. Essa visão do consumidor pode prejudicar a primeira impressão da farmácia, além de dificultar na locomoção durante a jornada de compra, bem como na localização dos produtos, tornando a busca mais dificultosa. 

Essa situação desconfortável, seja visual ou física, pode prejudicar significativamente as vendas. Por isso, é essencial trabalhar com técnicas de organização e bom posicionamento de seus produtos na farmácia, para transparecer a organização ao cliente e para facilidade na localização das mercadorias espalhadas pela loja. 

Um primeiro ponto é se atentar a estrutura e design da farmácia. No parecer do empresário Manoel Conde Neto, um empreendimento farmacêutico, isto é, um comércio voltado para a saúde, deve transparecer limpeza e organização. Por isso, é fundamental conhecer seu ambiente, compreender qual o espaço disponível e se atentar a claridade, a seleção do mobiliário e a divisão de categorias dos produtos. 

Por meio dessa análise, o gestor consegue dispôr uma organização mais assertiva de seus produtos, criando um bom posicionamento em todo espaço trabalhado. O uso de gôndolas, prateleiras e do próprio balcão para posicionar os medicamentos e itens variados da farmácia auxiliam no aumento de vendas e na percepção estética que a farmácia deseja transmitir ao consumidor. 

O empresário Manoel Conde Neto compreende, portanto, a necessidade de estudar a disposição dos produtos pela loja, sempre se atentando à legislação quanto ao posicionamento de medicamentos com receituário. Ao entender como organizar os itens de farmácia da melhor maneira possível, o gestor estará contando com aspectos significativos para o crescimento das vendas: a melhoria da experiência de compras do cliente e a imagem visual de sua loja.